quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Aulão Para UFSC - Geografia Parte II 2017

Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
(  ). Macrocefalia Urbana: É o crescimento acelerado dos centros urbanos, é o inchaço urbano, provocando todas as mazelas sociais, ambientais e econômicas existente numa área de excesso populacional.

 (   )  Brasil Foods ( Fusão Sadia e Perdigão), a maior empresa de alimentos do Brasil, é catarinense,

(  ) Aqüífero Alter do Chão ,com 86 mil km³, teoricamente ocuparia uma pequena área em extensão, mas um grande volume, reservando aproximadamente 85 mil km³ de água contra apenas 45 mil km³ do aquífero Guarani.

 (  ) A região do Contestado se caracteriza até hoje como um enorme bolsão de latifúndios em Santa Catarina, o que não é diferente na parte que coube ao Paraná depois da “partilha” do território, no acordo de 1916, que “colocou fim” numa guerra genocida de uma população tida como pobre – a Guerra do Contestado.

 (  ) A fábrica da BMW em Araquari, no Norte de SC, será: A primeira fábrica brasileira da marca e recebeu inicialmente, investimento de 200 milhões de euros

 (  ) O acidente nuclear na usina de Fukushima, reacendeu a discussão sobre o assunto. A Alemanha fechou metade de suas Usinas e pretende aposentar mais nove reatores até 2022. O Brasil, prevê a construção de quatro novas usinas até 2030
.
(  ) Reduzir, Reutilizar e Reciclar - 3 Rs da Sustentabilidade, são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável

 (   ) Projeções Cartográficas: Não exuistem mapas perfeitos, todos os mapas são distorcidos. Por que transformamos uma superfície curva (geóide) em plana provoca distorções.


 (   ) Projeção de Robinson - Essa é a mais utilizada atualmente para representar o mapa-múndi. Ela altera tanto as formas quanto as áreas dos continentes, ficando em uma espécie de “meio-termo”. Nela, os paralelos são retos, mas os meridianos são curvados, como se acompanhassem a esfera terrestre.



Vamos ver alguns infográficos?
01.



02.



  
3.  Atmosfera


4. LITOSFERA

5. HIDROSFERA




Grandes Biomas no Mundo






                                         Forte abraço, Profª Jackie

Nenhum comentário:

Postar um comentário