domingo, 1 de outubro de 2017

Bonecas Abayomi: Símbolos de resistência e amor. Parte II


Nono ano - turma 2017 - Colégio Futurão - Alunos da Prof. Jackie de Geografia

O por que da Escolha das Bonecas Abayomi para Conclusão de Conteúdo Trimestral  sobre Continente Africano?
Algumas das bonecas confeccionadas  pelos alunos do 9º ano - As Abayomi não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. 
Para Encerrar o conteúdo do Trimestre de Geografia sobre Continente Africano, mais uma vez utilizei minha experiências com as maravilhosas bonecas abayomi, e mais uma vez o resultado foi maravilhoso. Sempre que trabalho com elas, sinto-me apaixonada pela sua história e pela força de um povo que sofreu um processo de migração forçada da forma a mais violenta e cruel que se pode imaginar.
Como o Brasil tem parte de sua história feita por africanos, não posso deixar de evidenciar este contexto histórico.

Qual a história por detrás destas bonecas ?



É na verdade uma linda história de amor! Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como brinquedos a estas crianças que presenciavam as mais terríveis cenas naqueles porões fétidos, sem liberdade, convivendo com a dor, a morte e o medo. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

A partir de todos estes elementos é possível ter uma dimensão da importância das bonecas Abayomi para história do Brasil e sua relação com o continente africano. Além de serem encantadoras, elas se colocam como elemento de afirmação das raízes da cultura a brasileira e também do poder e determinação das mulheres negras.




Super indico esta atividade os alunos adoram a produção, a história e depois trocam as bonecas entre si, ou dão de presentes para professores ou familiares, pois reza a lenda de quem oferecer uma abayomi confeccionada por ele estará ofertando também muita alegria e amor a pessoa que esta recebendo, Lindo não?


Portanto muitas abayomi para você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário