domingo, 4 de junho de 2017

Temas de Atualidades para Vestibulares e ENEM ano 2017

 CIVIL N

Professora Jackie

01. Guerra civil nA SÍRIA


ATUALIDADES

A guerra civil na Síria arrasta-se desde 2011 como desdobramento da Primavera Árabe. Hoje o conflito possui características sectárias e parece estar longe de uma resolução.Síria é um país do Oriente Médio que está em guerra civil desde 2011 após a repressão do governo de Bashar al-Assad contra os protestos da Primavera Árabe terem resultado em confronto direto entre forças do governo e forças da oposição. Hoje o conflito envolve inúmeras forças, cada qual com interesses próprios. O saldo de mais de seis anos de conflito, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, é de 470 mil mortos e quase cinco milhões de refugiados fora da Síria.

Síria, Iraque e o Estado Islâmico - 

O Estado Islâmico se estabeleceu como uma das maiores forças terroristas da atualidade. O tema não é tão recente – desde o ano passado forças rebeldes da região da Síria e do Iraque assassinam jornalistas, invadem povos e destroem cidades históricas – e nos últimos meses o grupo vem perdendo força. Mas vale ressaltar que eles ainda são o ponto chave da atual instabilidade no Oriente Médio e na África saariana; e que, além das questões religiosas que nós explicamos neste texto, é preciso saber que um dos grandes coadjuvantes nos conflitos é o petróleo. A commodity é abundante na região norte do Iraque, e é responsável pelo financiamento e expansão do Estado Islâmico.

02.CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

ATUALIDADES

O centenário da Revolução Russa é importante para se revisar e repensar esse que foi um dos eventos mais significativos da história contemporânea. Isso porque foi a primeira tentativa de se instaurar o sistema comunista em um país após décadas de discussões teóricas derivadas do pensamento marxista e de levantes de menor porte, como a Comuna de Paris, ocorrida em 1871. Para além de quaisquer apologias ou objeções ideológicas a esse acontecimento, revisitar e estudar a fundo a Revolução Russa é importante por vários motivos. Um deles, e o principal, é o fato de que foi a partir dos desdobramentos dessa revolução que, em toda a segunda metade do século XX, o mundo viu-se dividido em dois sistemas político-ideológicos – um dos traços definidores da chamada Guerra Fria. Além disso, os vestibulares e o Enem certamente explorarão alguns pontos dessa temática. 

03. SUSPENSÃO DA VENEZUELA DO MERCOSUL

ATUALIDADES


O descumprimento de regras do bloco foi a justificativa oficial para a suspensão da Venezuela do Mercosul em 2016. Entretanto, outros fatores podem ter contribuído para a sanção. Tais como , a saída da presidente brasileira Dilma Rousseff, que foi alvo de impeachment em agosto de 2016, e a consequente posse de Michel Temer, além da eleição de Maurício Macri na Argentina (os dois opositores políticos de suas antecessoras), promoveu uma mudança na direção da política no Mercosul. 
Abaixo seguem artigos que vão auxiliar a sua própria avaliação do tema:

04. WhatsApp, Facebook e privacidade na internet

Em 2016 uma série de medidas da Justiça tentou bloquear o aplicativo de conversas WhatsApp. Em todas elas, a justificativa da Justiça para suspender temporariamente o serviço foi a mesma: a empresa não teria liberado uma troca de mensagens que supostamente ajudariam a comprovar os culpados de algum crime. Neste texto nós esmiuçamos o assunto, tratando de questões relacionadas a privacidade e direitos digitais, assunto cada vez mais discutido na sociedade brasileira.
05. SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA

ATUALIDADES


A saída do Reino Unido da União Europeia ocorreu em 23 de junho de 2016 por meio de um referendo.O anseio dos defensores dessa saída ficou caracterizado pela expressão Brexit, que é uma abreviação das palavras inglesas Britain (Bretanha) e Exit (Saída).O tema do Brexit pode ser explorado no Enem e em vestibulares sob enfoques diferentes. É possível que possa haver questões que deem maior relevância às consequências econômicas que a saída da Reino Unido provocará no mundo, em geral, e na Europa, em particular. A moeda inglesa, libra esterlina, tende a diminuir de valor e pode haver desemprego e redução da produção econômica no Reino Unido.

06. IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

ATUALIDADES

O Impeachment de Dilma Rousseff foi um dos acontecimentos recentes mais importantes do Brasil, do ponto de vista político, e precisa ser estudado desde já. Em 31 de agosto de 2016, a presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff, foi destituída do cargo após a conclusão de um processo de impeachment, aberto contra ela em 12 de maio do mesmo ano. Entretanto, Dilma Rousseff não perdeu seus direitos políticos com a destituição, isto é, não ficou inabilitada para exercer cargos públicos por um período de oito anos, como prevê a Constituição Federal em seu artigo 52Durante os nossos 127 anos de República, apenas 12 presidentes foram eleitos por voto direto e governaram até o final – o que inclui o primeiro mandato de Dilma Rousseff.

07.DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA (MG)

ATUALIDADES

O desastre ambiental em Mariana teve consequências catastróficas para vários ecossistemas, que, provavelmente, demorarão décadas para se recuperar.
No dia 05 de novembro de 2015, o Brasil presenciou o maior acidente da História com rejeitos de mineração. O material liberado, além de destruir completamente o distrito de Bento Rodrigues, avançou por outras regiões do município de Mariana, Minas Gerais, deixando por onde passava um rastro de prejuízos materiais e ambientais, sem contar as perdas humanas.
A barragem de Fundão da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, rompeu-se no dia 05 de novembro de 2015 e liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração. Inicialmente, acreditava-se que duas barragens haviam se rompido, entretanto, a mineradora desmentiu o fato dias após o acidente e explicou que o rompimento de Fundão fez com que a barragem de Santarém transbordasse.

A lama liberada, que, segundo a Samarco, é formada apenas por óxido de ferro, água e areia, destruiu uma grande área, desabrigando centenas de pessoas, principalmente no distrito de Bento Rodrigues. Os rejeitos, além dos danos materiais, provocaram um grande desastre natural que pode afetar o meio ambiente por décadas.
O primeiro impacto causado pela lama foi observado nos municípios atingidos, que foram parcialmente cobertos. Essa cobertura, quando secar, pavimentará o local, formando uma espécie de capa de cimento, onde nada cresce. Além disso, o material possui pouca matéria orgânica, o que dificultará o surgimento de uma nova vegetação.
Os rios atingidos tiveram grande perda em biodiversidade. Após o acidente, os peixes, por exemplo, tiveram suas brânquias obstruídas pela lama, morrendo em consequência da falta de oxigênio. Além de peixes, outras espécies morreram, tanto macroscópicas quanto microscópicas, o que significa que, em alguns pontos dos rios atingidos, todo o ecossistema aquático foi destruído. Segundo alguns biólogos, o rio Doce, por exemplo, precisará de 10 anos para se recuperar do dano causado pelo acidente.
Estão cada vez mais comuns em provas de Enem e vestibulares questões sobre o meio ambiente, sendo amplamente cobrados os impactos ambientais decorrentes do desenvolvimento humano. Assim sendo, é importante entender os problemas gerados pela falta de fiscalização de grandes obras, a falta de planejamento em caso de acidentes, os efeitos negativos desses acidentes para o meio ambiente e quais medidas podem ser tomadas para reverter, mesmo que parcialmente, a situação.

08. A África hoje

Embora perguntas sobre a África costumem abordar temas humanitários, como a fome e as doenças, sejam recorrentes nas provas, os aspectos econômicos e políticos têm ganhado importância. Dois são os motivos que levaram as provas explorarem esses aspectos: o interesse de outras nações nas enormes reservas de petróleo e minério da região, e o grande crescimento populacional – hoje o maior dentre todos os continentes.


09. Entenda o Acordo de Paris

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quinta 1 de Junho de 2017 a retirada de seu país do Acordo de Paris, firmado em 2015 com o intuito de reduzir o aquecimento global. O presidente alegou que, além do acordo oferecer vantagem aos demais países, estaria destruindo os empregos americanos.
O que é o acordo de Paris? Criado em 2015, durante a 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), o Acordo de Paris é uma iniciativa que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática.
Quantos países aderem ao Acordo? O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países Parte da UNFCCC. Com a saída dos EUA, são 194 países signatários.
Quando ele passou a valer? O Acordo passou a valer em 4 de novembro de 2016, quando 92 países o ratificaram.
Como os países se integram ao Acordo? Cada país fica responsável por construir seus próprios compromissos na redução de emissão dos gases de efeito estufa, de acordo com o que o governo considera viável a partir de seu cenário social e econômico. A intenção é apresentada por meio do documento chamado Pretendidas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC).
Como o Brasil se comprometeu com o acordo? O país se comprometeu a reduzir em 37% suas emissões de gases estufa até 2025 (em relação ao montante registrado em 2005), e em 43% até 2030.

10. Estado Islâmico 


Surgimento - O Estado Islâmico no Iraque e na Síria (Isis) foi criado em 2013 e cresceu como um braço da organização terrorista al-Qaeda no Iraque. No entanto, no início deste ano, os dois grupos romperam os laços. No final de junho, os extremistas declararam um califado, mudaram de nome para o Estado Islâmico (EI) e anunciaram que iriam impor o monopólio de seu domínio pela força. O EI é hoje um dos principais grupos jihadistas, e analistas o consideram um dos mais perigosos do mundo.

Áreas de atuação

As atividades do EI se concentram no Iraque e na Síria, onde o grupo assumiu um papel dominante e possui forte presença. O recente controle de vastos territórios no Norte e Oeste do Iraque, além das áreas dominadas pelos curdos, ajudaria o grupo islâmico a consolidar seu domínio ao longo da fronteira com a Síria, onde luta contra o regime de Bashar al-Assad. Seu principal líder é Abu Bakr al-Baghdadi, apontado como um comandante de campo e tático e designado "califa de todos os muçulmanos"

11. Eleição presidencial da França em 2017

A décima-primeira eleição presidencial da Quinta República Francesa foi realizada em 23 de abril e em 7 de maio de 2017Emmanuel Macron ganhou no segundo turno contra Marine Le Pen e foi eleito presidente, recebendo assim um mandato de cinco anos. Ele sucede a François Hollande, que preferiu não concorrer a um segundo mandato. A extrema direita é derrotada e a Europa respira aliviada!



12. Corrupção movimenta “um Brasil” por ano no mundo

Segundo levantamento, o dinheiro anual destinado à corrupção é metade de tudo o que o mundo precisa para garantir infraestrutura a seus cidadãos até 2030.
Os brasileiros estão atônitos com a mais grave crise política que se instalou no País. Manchetes se sucedem catastróficas anunciando um Apocalipse diário e com múltiplas interpretações. 






À perplexidade, somam-se enorme interrogação e indignação com esse estado de coisas. O político e a política tornam-se o alvo. Como se a política fosse descartável numa democracia.








Fontes pesquisadas: 
http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/
https://www.vestibular.com.br/dica/atualidades-7-assuntos-para-2017/
http://www.cartaeducacao.com.br/new-rss/entenda-o-acordo-de-paris/
http://infograficos.oglobo.globo.com/mundo/cinco-pontos-para-entender-o-grupo-isis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário