domingo, 4 de junho de 2017

Aulão de Geografia para o Vestibular da ACAFE 1º semestre/2017

ACAFE 2017 - Profª Jackie - Geografia


1. A globalização é um processo marcado pela internacionalização das relações econômicas e sociais. Algumas de suas consequências são a integração cultural mundial, a expansão das empresas multinacionais e a organização dos países em blocos econômicos.

2. É importante conhecer as principais teorias - Malthusiana, Reformista e Neomalthusiana - e também saber fazer relações entre elas. A teoria Reformista, por exemplo, surgiu como reposta à Malthusiana; já a teoria Neomalthusiana se popularizou devido ao baby boom após a Segunda Guerra Mundial.

3. Outro ponto fundamental é perceber o erro do pensamento de Malthus, que subestimou a capacidade de produção de alimentos e não ponderou o problema da distribuição desigual.

4. É interessante saber relacionar os processos de formação dos diferentes tipos de relevo (planaltos, depressões, planícies) com as principais formas que temos no Brasil hoje. Por exemplo, como o país se encontra no centro da placa tectônica Sul-Americana, afastado da região de encontro das placas, não existem dobramentos modernos em seu território.

5. A ação de agentes externos também está diretamente ligada à formação dos solos, que surgiram por um processo de decomposição de diferentes rochas mãe. Esse processo é chamado de pedogênese.

6. Muitas questões podem ainda cobrar que você conheça os principais tipos de solo e onde eles podem ser encontrados no Brasil. A terra roxa, por exemplo, é um exemplo de solo argiloso que pode ser encontrado no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e em algumas regiões litorâneas do Nordeste.

7. Relacionar os avanços tecnológicos do pós-Segunda Guerra Mundial e a série de modificações que eles causaram nas relações econômicas e de trabalho é fundamental. São exemplos disso: a substituição da mão-de-obra humana na indústria por recursos automatizados e a consequente diminuição de custo e tempo de produção

8. Principalmente devido à crise mundial de refugiados que vem se acentuando nos últimos anos, as chances de que apareçam questões sobre migrações internacionais nas provas são grandes. O importante é saber analisar os motivos desses surtos migratórios (guerra, fome, perseguição política etc) e suas consequências políticas.

9. É interessante entender como a poluição do ar, a derrubada de árvores em áreas urbanas e a maior presença de asfalto e concreto nessas regiões levam a diferentes problemas ambientais nas cidades. Ilhas de calor, enchentes, chuva ácida, inversão térmica e poluição da água são alguns exemplos desses problemas.

10. Além de conhecer os diferentes tipos de clima, é fundamental entender como altitude, latitude, massas de ar e continentalidade influenciam as características de cada um deles. Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña também podem aparecer nas questões.

11. Você deve saber quais são os principais tipos de projeção cartográfica (cilíndrica, cônica, plana, Mercator, Peters) e como elas são feitas. Além disso, como é impossível retratar a Terra em um plano sem distorções, é interessante que você reconheça quais são as deformações que aparecem em cada uma dessas projeções.

12. Além de conhecer as características dos combustíveis fósseis, é importante entender os pontos positivos e negativos da implantação de novas tecnologias geradoras de energia, como os parques eólicos, placas solares e usinas hidrelétricas.

13. CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) O centenário da Revolução Russa é importante para se revisar e repensar esse que foi um dos eventos mais significativos da história contemporânea.      

14. SUSPENSÃO DA VENEZUELA DO MERCOSUL em 2016 , O descumprimento de regras do bloco foi a justificativa oficial para a suspensão da Venezuela do Mercosul. Entretanto, outros fatores podem ter contribuído para a sanção.

15. SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA - O anseio dos defensores dessa saída ficou caracterizado pela expressão Brexit, que é uma abreviação das palavras inglesas Britain (Bretanha) e Exit (Saída) e ocorreu em 23 de junho de 2016 por meio de um referendo.

16. Em 31 de agosto de 2016, a presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff, foi destituída do cargo após a conclusão de um processo de impeachment, aberto contra ela em 12 de maio do mesmo ano. Entretanto, Dilma Rousseff não perdeu seus direitos políticos com a destituição, isto é, não ficou inabilitada para exercer cargos públicos por um período de oito anos, como prevê a Constituição Federal em seu artigo 52.

17. No dia 05 de novembro de 2015, o Brasil presenciou o maior acidente da História com rejeitos de mineração. O material liberado, além de destruir completamente o distrito de Bento Rodrigues, avançou por outras regiões do município de Mariana, Minas Gerais, deixando por onde passava um rastro de prejuízos materiais e ambientais, sem contar as perdas humanas.

18. Estão cada vez mais comuns em provas de Enem e vestibulares questões sobre o meio ambiente, sendo amplamente cobrados os impactos ambientais decorrentes do desenvolvimento humano. Assim sendo, é importante entender os problemas gerados pela falta de fiscalização de grandes obras, a falta de planejamento em caso de acidentes, os efeitos negativos desses acidentes para o meio ambiente e quais medidas podem ser tomadas para reverter, mesmo que parcialmente, a situação.

19. Embora perguntas sobre a África costumem abordar temas humanitários, como a fome e as doenças, sejam recorrentes nas provas, os aspectos econômicos e políticos têm ganhado importância. Dois são os motivos que levaram as provas explorarem esses aspectos: o interesse de outras nações nas enormes reservas de petróleo e minério da região, e o grande crescimento populacional – hoje o maior dentre todos os continentes.   

20. Entre os países em desenvolvimento, aqueles com alta taxa de crescimento econômico destacam-se como países emergentes. O Brasil é um deles, e ao lado de Rússia, Índia, China e África do Sul compõe o bloco chamado de Brics. Na América, Argentina e México também entram nessa lista, assim como os Tigres Asiáticos.    

21. O que é o acordo de Paris? Criado em 2015, durante a 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), o Acordo de Paris é uma iniciativa que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática.   

22.  O Estado Islâmico no Iraque e na Síria (Isis) foi criado em 2013 e cresceu como um braço da organização terrorista al-Qaeda no Iraque. No entanto, no início deste ano, os dois grupos romperam os laços. No final de junho, os extremistas declararam um califado, mudaram de nome para o Estado Islâmico (EI) e anunciaram que iriam impor o monopólio de seu domínio pela força.                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário