sábado, 28 de fevereiro de 2015

Que cor é o vestido? Uma boa questão para o ENEM!

A ciência por trás das ‘diferentes cores’ do vestido que se espalhou pela web

Para entender as razões da polêmica, é necessária explicação sobre o funcionamento do nosso sistema visuai

O neurocientista Jay Neitz, da Universidade de Washington, que, aliás, vê a combinação branco e dourado quando olha para o vestido.

Quem enxerga o vestido branco e dourado está equivocado, decreta o site da rede britânica BBC. Para entender por que parte das pessoas está sendo “iludida”, é necessária uma
explicação sobre o funcionamento do nosso sistema visual.

 A luz invade nossos olhos através das nossas lentes. Diferentes comprimentos de onda correspondendo a diferentes cores. O comprimento de onda da luz refletida por um objeto muda consideravelmente em diferentes condições de luminosidade. Entretanto, a cor do objeto permanece a mesma. Esta propriedade, chamada de “constância de cor”, é a mais importante do sistema visual para identificar uma cor.

Pois a mesma luz que adentra as lentes bate na retina no fundo dos olhos, onde pigmentos disparam conexões neurais até o cortex visual, a parte do cérebro que processa tais sinais e forma uma imagem. Esta primeira explosão de luz é composta pelos comprimentos de onda que iluminam o mundo, refletindo o objeto para o qual estamos olhando. O cérebro, então, identifica qual a cor da luz que está sendo refletida do objeto e subtrai essa cor da cor “real” do objeto. “Nosso sistema visual deve descartar a informação sobre a fonte de luz e extrair informação sobre o que está sendo refletido”, diz Jay Neitz.

Essa imagem do vestido, aparentemente, acerta em cheio um tipo de fronteira da percepção que está “dividindo” a humanidade em dois grupos de pessoas. Os seres humanos veem tudo envoltos pela luz do dia, que está sempre mudando de cor. Os objetos, então, assumem tom avermelhado da manhã, passando pelo azul e branco do meio-dia até voltar ao vermelho do crepúsculo. O cérebro, então, vai tentando descontar esse efeito da luz solar, ou de outra fonte de luz, para identificar sempre a cor verdadeira. Por isso, uma parte das pessoas vê o azul do vestido, mas seus cérebros ignoram, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de creditar isso à roupa. Elas acabam vendo branco e dourado, mas equivocadamente. Outros indivíduos que atribuem o azul que eles veem ao próprio vestido. Estão certos.

“O sistema visual das pessoas está olhando para o vestido, e tentando descontar a tendência cromática do eixo da luz do dia”, afirma o neurocientista Bevil Conway, da Universidade de Wellesley, também em entrevista à “Wired”. “Então, as pessoas que descontam o lado azul enxergam as cores branca e dourada. E aquelas que descontam o lado dourado veem azul e preto”.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/a-ciencia-por-tras-das-diferentes-cores-do-vestido-que-se-espalhou-pela-web-15455519#ixzz3T0mI0YNO
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

POR 27/02/2015 13:17 

Nenhum comentário:

Postar um comentário