quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Entenda o que é a Operação Lava Jato

O que é a Operação Lava Jato?


Deflagrada em 17 de março de 2014 pela Polícia Federal (PF), a Operação Lava Jato desmontou um esquema de lavagem de dinheiro e *evasão de divisas que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. De acordo com a PF, as investigações identificaram um grupo brasileiro especializado no mercado clandestino de câmbio.A Petrobras está no centro das investigações da operação, que apontou dirigentes da estatal envolvidos no pagamento de propina a políticos e executivos de empresas que firmaram contratos com a petroleira.




*A evasão de divisas é um crime financeiro por meio do qual se envia divisas para o exterior de um país sem declará-lo à repartição federal competente. A Evasão de Divisas também pode ser chamada de Evasão Cambial.

Entre os delitos cometidos: Estão tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos.


Onde? Em Curitiba (PR) e outras 16 cidades paranaenses, só na primeira fase da operação, em março. Os agentes federais também cumpriram ordens judiciais em outras seis unidades da federação: São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Na sétima fase da operação, deflagrada em novembro, houve mandados de prisão, busca e apreensão e ações coercitivas no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco e no Distrito Federal.


O juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, aceitou todas as denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra investigados na sétima fase da Lava Jato. Ao todo, 39 suspeitos se tornaram réus no processo.


Presos:  O doleiro Alberto Youssef, que foi apontado como chefe do esquema.Também foi preso, na etapa inicial da operação, o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Ele é investigado devido à compra, pela estatal, da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), sob suspeita de superfaturamento.


Na sétima fase da operação, 26 pessoas foram presas, incluindo os ex-diretores da Petrobras Renato Duque (liberado posteriormente) e Nestor Cerveró. Ao todo, 13 investigados continuam detidos na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.


A maior parte dos presos nesta etapa são executivos de empreiteiras que possuem contratos firmados com a Petrobras.

O último investigado a ser preso pela Polícia Federal foi o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Ele foi preso após voltar de uma viagem a Londres e foi levado para a Superintendência da PF em Curitiba.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/entenda-operacao-lava-jato-da-policia-federal.html


O que é um doleiro e qual o papel dele nos esquemas de lavagem de dinheiro?


Em síntese, o doleiro é um profissional que compra e vende dólares no mercado paralelo, ou seja, ele realiza transações não regulamentas ou não fiscalizadas pelo governo. Trate-se basicamente de um operador que utiliza-se do mercado ilegal, realizando suas operações a margem da lei.

Em geral, os doleiros estão envolvidos em grandes esquemas de lavagem de dinheiro, também conhecido como branqueamento de capital, nelas eles realizam verdadeiro malabarismos financeiros, que maquiam a origem ilícita do capital.

Assim o dinheiro arrecadado com a corrupção (e o crime organizado), podem ser limpos e utilizados para outros fins, como compra de imóveis, veículos, investimento em empresas efinanciamento de campanhas eleitorais.

Normalmente, eles (os doleiros) não são os chefes da estrutura, entretanto, para que possam dar fim as ações, acabam por conhecer todo o aparato. Talvez por isto, quase sempre escapem de uma punição séria e exemplar.


fonte: http://www.mundodrive.com/2014/10/doleiro.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário