domingo, 19 de outubro de 2014

09/Novembro/2014 - 25 anos da Queda do Muro de Berlim

Comemora-se,9 de novembro de 2014, 25 anos da Queda do Muro de Berlim, símbolo máximo da Guerra Fria

Mais de cem pessoas morreram tentando atravessar os limites do muro

Em 9 de novembro de 2014 se comemora os 25 anos da “Queda” do Muro de Berlim, que perdeu sua função em 1989, ano em que milhares de cidadãos berlinenses, tanto do lado oriental quanto do lado ocidental da cidade, caminharam até o muro e derrubaram várias de suas estruturas, a golpes de marretas, martelos e machados. Esta data é motivo de comemoração pelo fato de o muro ter dividido a cidade – e consequentemente isolado milhares de berlinenses dentro da parte ocidental –, arbitrariamente, durante quase 30 anos.

O muro de Berlim foi idealizado pelo então líder do Partido Comunista Soviético, Nikita Kruschev e pelo líder da Alemanha Oriental, Walter Ulbricht, em agosto de 1961, com os objetivos de interromper a conexão dos dois lados de Berlim, impedir que a população do lado soviético migrasse para o lado ocidental e bloquear a influência da economia de mercado e das liberdades políticas que Berlim Ocidental exercia sobre Berlim Oriental. 

Na madrugada de 12 para 13 de agosto de 1961, soldados soviéticos alemães começaram a cercar os 45 quilômetros da fronteira de Berlim Ocidental com arames farpados. No dia 15 de agosto, o muro começava a ser construído, com tijolos e concreto, medindo aproximadamente 3 metros de altura.

Fonte consultada: 
http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/comemoracao-dos-25-anos-queda-muro-berlim.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário