quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Saiba mais sobre o atual conflito Palestinos e Judeus

2014 : Uma nova ofensiva

O que está acontecendo na Palestina e em Israel?

Dessa vez, a violência aumentou em 10 de junho/2014, por causa do sequestro e assassinato de três estudantes que moravam em um assentamento israelense na Cisjordânia. Dias depois um jovem palestino foi morto em retaliação, O Hamas prometeu vingança.
E quem fez isso?
Israel afirma que foi o Hamas, um grupo islâmico que governa uma parte dos territórios palestinos. Mas o grupo não assumiu a autoria do crime. 
E é por isso que eles entraram em guerra?
Sim. Em retaliação a esse sequestro e assassinato, Israel tem lançado foguetes na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alega que está atacando bases de treinamento e alvos do Hamas. Mas o fato é que civis também estão sendo atingidos e morrendo. Em retaliação, o Hamas tem lançado foguetes contra Israel.
O que é o Hamas?
É um partido político fundamentalista, que divide o governo dos territórios palestinos da Faixa de Gaza e Cisjordânia com outro partido, mais moderado, o Fatah. O Hamas é ligado a um grupo mais radical a Irmandade Muçulmana, que atua em cerca de 70 países e que pretende "retomar" os ensinamentos do Corão, rejeitando qualquer tipo de influência ocidental.
A Palestina é um país?
Não. Para a ONU ela recebeu o status  de "Estado observador não-membro", semelhante ao do Vaticano perante a ONU. A Palestina hoje é o agregado desses dois territórios, Gaza e Cisjordânia, e ela fica praticamente dentro de Israel. Os palestinos reivindicam que exista um país para eles, mas as correntes políticas conservadoras de Israel não gostam da ideia e recebem apoio dos EUA, o Brasil é um dos países que defende a criação do Estado Palestino.
Por que o Brasil e  Israel se estranharam diplomaticamente neste conflito?
O que aconteceu foi o seguinte: o Brasil publicou uma declaração condenando Israel por “uso desproporcional da força” contra os palestinos e chamando de volta o nosso embaixador em Jerusalém. Chamar o embaixador de volta, no meio da diplomacia, tem um significado muito sério. Quer dizer que o Brasil está ameaçando romper as relações diplomáticas com Israel por causa desse conflito.
Israel respondeu grosseiramente ao Brasil realmente? 
o Ministério das Relações Exteriores de Israel, disse que o Brasil ignora o direito do país judeu de se defender ao fazer o que fez. E chamou nosso país de “anão diplomático”. Ele ainda disse que “desproporcional” é perder de 7 a 1, numa referência à derrota do Brasil na Copa de 2014.(aff) rsrsrsr
A religião tem alguma coisa a ver?
Tem a ver, mas não é a única explicação, o motivo principal do conflito é o controle do território e a definição das fronteiras entre o que é de Israel e o que é da Palestina. É claro que isso entra no aspecto religioso. Por exemplo, a cidade de Jerusalém, um dos alvos da disputa, é sagrada tanto para os judeus, quanto para os muçulmanos e para os cristãos

Fontes de maiores buscas e de auxilio desta pesquisa:
http://meexplica.com/2014/07/entenda-o-conflito-entre-israel-e-palestina/
http://noticias.terra.com.br/mundo/faixa-de-gaza/
Me Explica? logo
Deixe aqui suas dúvidas



Nenhum comentário:

Postar um comentário