quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Venha "Estudar" atualidades - Parte II

"Estudar" atualidades precisa vir assim...
Com aspas, porque não é uma atividade que possa ser feita em, digamos, uma tarde. Atualidades acontecem agora, enquanto você lê este caderno, assim como aconteceram no mês passado. Então,"estudá-las" exige um empenho empregado ao longo do ano, acompanhando noticiários e jornais diariamente
                       ( Frase retirada do caderno de Vestibular do Zero Hora)

                 Datas importantes de 2014               
O ano de 2014 tem várias datas comemorativas e eventos importantes por curiosidade, estudo ou Vestibular / ENEM:


. Abril - 50 anos de Golpe Militar no Brasil - Do mesmo modo que o aniversário de 50 anos do golpe militar de 1964 – ocorrido no simbólico dia 1º de abril – não merece ser celebrado, ele também não pode passar despercebido. 
http://racismoambiental.net.br/wp-content/upLoads/2013/03/1964-nunca-mais.jpg

                                     Você quer saber mais? recomendo: 
                      http://arte.folha.uol.com.br/treinamento/2014/01/05/50-anos-golpe-64/

. 12 de Junho a 13 de Julho - Realização da XX Copa do Mundo de Futebol, que ocorrerá no Brasil.
. 18 de setembro - Escócia realizará um referendo sobre a sua independência.
. 05 de outubro - Eleições Gerais Brasileiras para Presidente da República, governadores de Estado, senadores, deputados estaduais, deputados federais e, no Distrito Federal, para deputados distritais.


CENTENÁRIOS comemorativos 2014:

a) Dorival Caymmi
http://s2.vagalume.com/dorival-caymmi/discografia/sem-limite-dorival-caymmi-W320.jpg
O cantor e compositor de samba e bossa nova, mais conhecido pela música “O que é que a baiana tem”. Dorival Caymmi foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro. Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra

b) Augusto dos Anjos
Em 2014 é celebrado o centenário de morte de um dos principais autores da literatura brasileira. É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas

 c)  Seleção Bras. de Futebol 100 anos de sua fundação

A Seleção Brasileira de Futebol masculino, gerido pela (CBF), que representa o país nas competições. É a equipe mais bem-sucedida de futebol na história das Copas, sendo a que mais vezes conquistou o Mundial com cinco títulos. Obteve um total de 72 títulos internacionais oficiais no nível profissional e de seleções de base, o que representa um recorde mundial. Um lema comum da seleção nacional do Brasil é: Os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram. O Brasil é  é a única equipe a ter jogado em todas as copas.
Entre no Rachacuca e participe - Quiz sobre a história da seleção mais vezes campeã mundial

http://rachacuca.com.br/quiz/20614/historia-da-selecao-brasileira-de-futebol/



d) Primeira Grande Guerra (100 anos do início da 1ª Guerra Mundial)
No começo de 1914, os europeus estavam otimistas e a maioria não fazia ideia do que estava por vir. Há 100 anos o mundo entrou em guerra – a Primeira Guerra Mundial , chamada na época a grande guerra, matou nove milhões de pessoas.  Incontáveis civis também perderam suas vidas, seja por meio da ação militar, seja pela fome ou pela doença. Impérios inteiros foram destruídos e sociedades, brutalizadas.
http://www.50emais.com.br/wp-content/uploads/2013/12/Primeira-Guerra-Mundial.jpg
 Mas há uma outra razão: até hoje não chegamos a um consenso sobre por que ela aconteceu. Teria sido causada pelas ambições desmedidas de alguns dos homens no poder? O kaiser Wilhelm II e seus ministros, por exemplo, queriam uma Alemanha maior, com um alcance global, capaz de desafiar a supremacia naval britânica. Ou a explicação está nas ideologias conflitantes? Nas rivalidades nacionais? Ou no absoluto e, aparentemente, irreversível, Momentum do militarismo? Ou será que o conflito jamais teria acontecido se um evento aleatório em paragens austro-hungaras não tivesse acendido o pavio? Essa é a mais desalentadora de todas as explicações: que a guerra foi simplesmente um erro estúpido que poderia ter sido evitado.

CENTENÁRIO ORLANDO VILLAS-BÔAS - Sertanista e Indigenista


Orlando Villas-Bôas (Santa Cruz do Rio Pardo, 12 de janeiro de 1914 — São Paulo, 12 de dezembro de 2002). 
Orlando Villas-Boas e um índio do povo Ikpeng (Txikão),
 no segundo contato, em 1967.
Sertanista e indigenista brasileiro nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, responsável pelo primeiro contato com os caiapós, em meados dos anos 50 e integrante do grupo mais famoso de irmãos indigenistas da história silvícola do país. Jovens escriturários, ele e os irmãos Claudio (morto em 1998) e Leonardo (morto em 1961) decidiram inscrever-se (1943) como serventes para integrar a expedição Roncador-Xingu, criada pelo governo federal (1943), com o objetivo principal de desbravar áreas até então desconhecidas do Centro-Oeste e da Amazônia.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário