sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Estudantes que fizeram o Enem para vaga na universidade devem dar o segundo passo: Sisu


 

a) SISU - Sistema de Seleção Unificada que seleciona candidatos para instituições públicas de ensino superior por meio da nota obtida por eles no ENEM

http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/wp-content/uploads/2014/01/sisu.jpg

b) Para iniciar a inscrição no Sisu, o candidato deve fornecer seu número de inscrição no Enem 2012, assim como a senha cadastrada. Caso não se recorde da sequência, é preciso recuperá-la no site da avaliação federal.

c)  Uma vez no sistema do Sisu, o candidato deve escolher a vaga a qual deseja concorrer. É preciso especificar a instituição, o campus, o curso, a modalidade (licenciatura ou bacharelado) e o turno de preferência. Cada candidato pode indicar até duas opções: durante os cinco dias de inscrição, é possível alterar a escolha

d) Uma vez ao dia, durante o período de inscrições, o MEC disponibiliza para consulta a nota de corte de cada curso. Isto é, a pontuação mínima necessária para ingresso na carreira pretendida. Dessa forma, o candidato pode rever suas escolhas se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso. Não há limite para mudanças, mas é preciso ficar atento já que as informações se alteram rapidamente, pois a nota de corte é determinada pelo número de inscritos, que cresce minuto a minuto.

e)  É importante lembrar que o peso atribuído a cada uma das cinco provas do Enem pode variar de acordo com o curso e a instituição de ensino escolhida pelo candidato. Por exemplo: a prova de ciências da natureza pode ter um peso maior do que a prova de linguagem para um participante interessado em medicina. Já para o aluno que pretende seguir carreira na área de exatas, a prova de matemática pode ser mais valiosa que as demais. Quando o candidato se inscreve para um determinado curso, o sistema recalcula automaticamente sua nota, levando em conta as especificações da instituição.

f) O Sisu obedece à lei das cotas, sancionada em agosto de 2012 pela Dilma Rousseff, que determina que, até 2016, 50% das vagas em instituições públicas de ensino superior devem ser reservadas a alunos oriundos da rede pública. Metade desse índice deve ser ocupado por estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo (1.017 reais) por pessoa. Há ainda vagas exclusivas para negros, pardos e indígenas, conforme a população dessas etnias nos estados. Por isso, nos cursos oferecidos pelo Sisu, haverá sempre duas modalidades de concorrência: a ampla e a para cotistas. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma delas, de acordo com seu perfil. Dessa forma, o estudante terá como concorrentes apenas os candidatos que tenham feito a mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.

g)  O candidato aprovado para sua primeira opção de curso não poderá ser convocado em outra chamada, tenha ele efetuado ou não matrícula na instituição de ensino em que foi convocado. Já o estudante aprovado para vaga correspondente a sua segunda opção ainda pode ser selecionado em outra chamada, para uma vaga relativa à primeira escolha.

h) Os aprovados devem verificar na instituição de ensino para a qual foram selecionados os documentos necessários para efetuar a matrícula. As exigências podem variar de acordo com a universidade e o curso. Os aprovados pelo sistema de cotas terão de comprovar a veracidade das informações fornecidas no ato de inscrição.

i) Quem ficar de fora das duas listas de aprovados poderá se inscrever na lista de espera, mas apenas para o curso correspondente à primeira opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário