quarta-feira, 17 de abril de 2013

Proclamação de Maduro como Presidente da Venezuela, gera sérios conflitos.


Apoiadores de Capriles saíram para as ruas em protesto !
 Nicolás Maduro foi oficialmente declarado vencedor nas eleições presidenciais da Venezuela, com 50,7% dos votos. 

Os apoiantes de Henrique Capriles (opositor a Chavez), que contestou o resultado revelado pela autoridade eleitoral e que lhe atribui 49,1% da votação, saíram às ruas de Caracas em protesto na noite de segunda-feira. As manifestações tornaram-se violentas e sete pessoas morreram, segundo o último balanço.

Após o anúncio oficial de Maduro (Chavistas) como novo Presidente venezuelano, registaram-se confrontos entre a polícia e os apoiantes de Henrique Capriles, que as autoridades procuraram desmobilizar lançando gás lacrimogénio, segundo a AFP. De acordo com a procuradora-geral Luisa Ortega Diaz, sete pessoas morreram nas ruas, tendo outras 61 ficado feridas. 
Capriles pediu uma recontagem dos votos antes da divulgação dos resultados finais 
                             
E apelou à realização de manifestações com "concertos de caçarolas" - que os manifestantes levassem tachos para a rua e batessem “com força” contra a proclamação de vitória de Maduro. 

E assim foi, quando o Conselho Nacional Eleitoral deu como certa a sucessão de Hugo Chávez e a eleição para o cargo do homem que este desejava ver na Presidência da República.
“Este país pede ordem e paz e eu sou um construtor do progresso”, disse o líder da oposição ao "chavismo", numa conferência de imprensa em Caracas. A oposição denunciou mais de 3200 irregularidades.

Fonte:
http://www.publico.pt/mundo/noticia/maduro-oficialmente-proclamado-presidente-da-venezuela-1591426#/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário