terça-feira, 5 de março de 2013

Morreu Hugo Chávez: O homem que acreditava no Socialismo em pleno Séc.XXI

Nicolás Maduro anuncia ao vivo na TV morte de Chávez segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez
Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Ele tentou chegar ao poder pela primeira vez em 1992 através de uma tentativa fracassada de golpe de Estado, que fez com que fosse preso. 

Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia.

Em 2002, já no comando do país, sofreu um golpe de Estado que o tirou do poder por quase 48 horas. Foi restituído por militares leais, com a mobilização de milhares de seguidores.Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais, além de mudar a Constituição, o nome, a bandeira e até o fuso horário do país (1h30 a menos que o horário de Brasília).

Chávez foi reeleito pela primeira vez em 2006, com mais de 62% dos votos, e novamente em 2012, com 54% dos votos.
Últimas Notícias
. Povo vai as ruas chorar pelo seu líder pragmático, será a oposição enfraquecida pelo populismo?
. Após morte, Forças Armadas da Venezuela declaram lealdade a Maduro.
. Cuba perde mais um aliado.
. Presidente morto não tomou posse oficialmente da sua quarta eleição. Portanto, novas eleições serão convocadas no prazo máximo de trinta dias. 

. A Constituição venezuelana determina que, quando um presidente não pode tomar posse em razão de morte ou incapacidade, o presidente da Assembleia Nacional deve assumir o Executivo interinamente e convocar eleições presidenciais em até 30 dias.

                  A pergunta que não quer calar: 
            Qual o futuro do Chavismo na Venezuela?
Maduro, vice presidente de Chávez e homem extremamente fiel ao Chavismo provavelmente deve eleger-se como presidente,no prazo máximo de 30 dias, com apoio da comoção popular e pelo novo mito que surgi na política da América do Sul.
 "Temos que nos unir como nunca", afirmou Maduro. "Vamos ser dignos herdeiros e filhos de um homem gigante como foi, e como sempre será em nossa lembrança, o comandante Chávez"

Morte de Chávez pode alterar balanço político na América Latina, dizem analistas
Os efeitos da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deverão ser sentidos em países vizinhos, entre eles no Brasil, e poderão afetar alianças políticas e econômicas regionais. A opinião é de analistas ouvidos pela BBC Brasil.
Analistas dizem ainda que o Brasil e outras grandes economias sul-americanas poderão tirar proveito caso o novo governante da Venezuela abra o setor petrolífero do país a investimentos externos. Sob Chávez, a Venezuela – dona das maiores reservas de petróleo do mundo – restringiu a ação de empresas estrangeiras.
Também avaliam  que a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem um sentido mais de cunho mais ideológico pelo desaparecimento da figura carismática de um representante de posição esquerdista do que do ponto de vista prático sobre a economia tanto daquele país quanto das demais nações da América Latina.


Quem vai pagar para ver!?

Referências:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/veja-repercussao-da-morte-de-hugo-chavez.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/forcas-armadas-da-venezuela-declaram-lealdade-a-maduro,a69e416fc883d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

2 comentários:

  1. Professora,
    Quais as consequências que traz a morte de Chávez para a política e a economia brasileira?

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto é muito difícil de dizer, por isso postei opiniões de alguns analistas econômicos no término desta postagem. Ok?

    Beijão querida!

    ResponderExcluir