quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Metódos e Práticas de Ensino de Geografia

Minha preocupação em sala de aula:


A metodologia pode contribuir significativamente no processo de ensino aprendizagem, instigando o aluno a olhar de forma mais crítica para a realidade que o cerca, e, principalmente, compreender que a paisagem visualizada é resultado de relações sociais, políticas e econômicas, a qual não se manifesta concretamente.

Aliás, perceber a paisagem como resultado de múltiplas relações humanas, estando em constante processo de transformação, sendo o próprio aluno co-participante dessa dinâmica afinal a Geografia da sala de aula aborda o mundo lá de fora, muitas vezes mencionando fatos muito distantes da realidade mais próxima do aluno.

O TRABALHO DE CAMPO 

O processo ensino-aprendizagem da Geografia, com uma proposta metodológica de construção do conhecimento, partindo da realidade vivenciada pelo aluno é o meio escolhido para alcançar o objetivo através da realização de trabalho de campo. O  fato de que a ida a campo seja um instrumento didático e de pesquisa de fundamental importância para o ensino e pesquisa da/na Geografia. Enquanto recurso
didático, o trabalho de campo é o momento em que podemos visualizar tudo o que foi discutido em sala de aula, em que teoria se torna realidade, se ‘materializa’ diante dos olhos estarrecidos dos estudantes, daí a importância de planejá-lo o máximo possível, de modo a que ele não se transforme numa
‘excursão recreativa’ sobre o território, e possa ser um momento a mais no processo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento”.

Minhas experiências:

 Dois importantes exemplos aplicados com sucesso por longos anos em minhas aulas:
Realizei esta Trilha ecológica por 14 anos na Serra Catarinense com alunos do ensino médio em parceria com o Snow Valley que aliáis recomendo sempre a qualquer escola

Solo, vegetação, clima, ecologia eram algumas de minhas preocupações

O acampamento, era o ponto forte da trilha, fogueira, contos, socialização!
conheça mais: http://www.snowvalley.com.br/site/
Desenvolveu-se uma metodologia aplicável e exeqüível de trabalho de campo junto com os alunos de Ensino Médio sendo considerado a idade e a série dos alunos envolvidos, desta forma, contemplou-se os elementos geográficos significativos para sua realidade educacional. Entretanto, ressaltou-se a importância
do aprendizado de procedimentos que 
visam à realização de estudos, que resultam na produção de novos conhecimentos. Como esclarece Freire (1998, p.32) “Não há
ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. (...) Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”. Colocando ainda a importância da produção do conhecimento, segundo Lacoste (2006, p.86) “para a maioria dos estudantes, a experiência da pesquisa se limita a isto; a este exercício
face: http://www.facebook.com/pages/Snow-Valley-Adventure-Park/365000520234882?ref=ts&fref=ts

Pojeto Reamar - Teve inicio em sala de aula, mantido por 4 anos para conscientização ambiental e reabilitação de animais marinhos, equipe voluntária: Alunos e ex. alunos e diversos outros profissionais 
Projeto REAMAR - Ação ao Sul de Santa Catarina/ Brasil
salvamos 240 animais em 4 anos com ajuda de outros 
profissionais que aderiram á idéia
suplementar de reprodução de conhecimentos já elaborados sem que tenham tomado consciência das possibilidades que teriam de produzir, por si mesmos elementos de um saber novo”.
Existem discussões sobre a validade científica do trabalho de campo na
Geografia, no sentido da construção do conhecimento científico, pois a preocupação
é de que o mesmo torna-se meramente um processo empírico de conhecer, ressalta isso dizendo que “O fantasma do empirismo que ronda a produção do conhecimento geográfico leva muitas vezes o pesquisador a reflexões
teóricas elaboradas, mas sem a fundamentação empírica necessária à demonstração e à validação dos conceitos, que aparecem não raro descolados da realidade.


Conclusão:

Dois dos objetivos destes projetos de pesquisa foram inteiramente realizados:

1. De levar os alunos a participarem da realização do trabalho de campo, tanto quanto paisagem e dados gerais da Biogeografia do planalto catarinense, assim como a realidade do litoral do  mesmo, como uma visão de defesa ambiental de um dos nossos maiores problemas; A grande mortalidade de animais marinhos em nossas praias na época de outono/Inverno 

2, Bem como, da coleta de dados, tabulação e o debate em torno dos dados, das informações coletadas tanto nas trilhas quanto no Centro de Reabilitação, dando a oportunidade de traçar perfis destas realidade, com aspectos bem diferenciados vivenciados por moradores de Santa Catarina, tanto no Planalto, quanto na planície!.

Observação: Estes projetos foram devidamente documentados e registrados! 

Prof ª Jackie

Fonte de pesquisa para orientação de publicação:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_adilson_martinez.pdf



Ficarei muito feliz com possíveis comentários de ex.alunos que puderam participar 
de um dos dois Projetos citados acima! Muito Obrigada

Um comentário:

  1. uma das melhores professoras que eu já tive, percebia na aula (que assistia com muito gosto) o quão boa é sua metodologia, mas foi nas provas e vestibulares que pude ter certeza! Parabénss!!

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