quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O PAÍS QUE SOBREVIVEU A CRISE EUROPÉIA

Dedico esta postagem ao meu querido aluno Bruno Bertoncini! 

   E enfrentou o vício do capitalismo com cidadania


Localização no mundo
A Islândia  é uma república parlamentar situada no norte da Europa, em uma ilha perto do Círculo Polar Ártico, que fica a 260 km de distância da Groelândia e 1000 km da Noruega.
Capital da Islândia
  • Área: 102,810 km² 
  • População: 293,000 
  • Capital: Reiquiavique (Reykjavik)
  • Língua: Islandês. muito comum é o Inglês. 
  • Religião: Luterana (Religião do Estado). 
  • Moeda: Coroa islandesa (ISK)


 Vivendo a Crise econômica Européia desde 2008

Devido à queda de seu sistema bancário e uma subsequente crise econômica. Antes da queda dos três maiores bancos da Islândia, a sua dívida excedia aproximadamente seis vezes o produto interno bruto do país.

Em outubro de 2008, o parlamento islandês passou a utilizar a legislação de emergência para minimizar o impacto da crise financeira. A Autoridade de Supervisão Financeira da Islândia utilizou uma permissão concedida pela legislação de emergência para assumir as operações domésticas dos três maiores bancos.

Funcionários do Banco Central Islandês, incluindo o governador Davíð Oddsson, afirmou que o Estado não tinha a intenção de assumir qualquer nenhuma dívidas ou ativos dos bancos estrangeiros. Em vez disso, novos bancos foram estabelecidas em torno do funcionamento interno dos bancos, e os antigos bancos serão executados em falência.

Em 28 de outubro de 2008, o governo islandês levantou as taxas de juro para 18%, um movimento que foi obrigado, em parte pelas condições de aquisição de um empréstimo do FMI.

Em 26 de janeiro de 2009, o governo de coligação desabou, um novo governo de esquerda foi formado uma semana mais tarde e, imediatamente, começou a remoção do governador do Banco Central, Davíð Oddsson, e de seus assessores


     Cronologia da Crise na Islândia         

- Em 2008 NACIONALIZARAM todo o sistema bancário Do País.

- A Moeda despenca e a bolsa de valores suspende suas atividades.

- O País declara estar em BANCARROTA.

- Em 2009, os protestos dos cidadãos nas ruas em frente ao parlamento, consegue fazer com que se realizem eleições antecipadas e provocam a demissão do 1º Ministro e de todo seu governo em apenas um bloco e de uma vez.

- Mediante uma "Lei" surge a proposta de "pagar" a dívida a Grã Bretanha e Holanda mediante o pagamento  mensal durante os próximos 15 anos, com 5,5 por cento de juros que seria efetuado pelas famílias islandenses.
- Em 2010 as pessoas voltam as ruas protestar e solicitam submeter a uma consulta popular

- Em março/2010 é realizado a consulta popular, 93% da população opta pelo não pagamento da divida.



- O governo inicia uma investigação para identificar os responsáveis pela crise e com isso começa uma bateria de prisões, detenções e encarceramento de uma série de importantes banqueiros e altos executivos financeiros. 

MANDAM PRA CADEIA seus principais banqueiros, acionistas e pessoas responsáveis pelo desenvolvimento de uma crise que afetou todo o mundo

- Tudo isso de MANEIRA PACÍFICA e organizadas para bater de frente com o poder estabelecido e contra uma crise.

- Neste mesmo contexto de crise se cria uma assembléia popular para REESCREVER A CONSTITUIÇÃO  substituindo por uma nova, que leve em consideração os erros aprendidos com a crise.

- O povo Elege 25 cidadãos sem nenhuma filiação política dos 522 que se apresentaram como candidatos as eleições que exigia apenas que as pessoas fossem maior de idade e tivessem o apoio de 30 cidadãos.

- A nova assembléia constitucional começa seus trabalhos em fevereiro de 2011 para apresentar uma "carta magna" que crie a nova constituição com novos itens formados em centenas de assembléias que aconteceram por todo o país. 

Resumidamente o que aconteceu na Islândia?

-  TODO UM GOVERNO FOI DEMITIDO EM BLOCO.

- O SISTEMA BANCÁRIO FOI NACIONALIZADO.

- UM PLEBISCITO FOI REALIZADO E O POVO DECIDIU COM 93% DOS VOTOS QUE NÃO DEVERIAM PAGAR A DIVIDA EXTERNA DO PAÍS. 

- OS BANQUEIROS E EXECUTIVOS RESPONSÁVEIS PELA CRISE FORAM PRESOS.

- A CONSTITUIÇÃO FOI REESCRITA PELOS CIDADÃOS!


2012 - A Islândia vai muito bem, Obrigada! 

Quatro anos passados desde a crise econômica que  teve que enfrentar, o país apresenta ao mundo um crescimento econômico notável. Que triplicou economicamente em relação a União Européia.
De acordo com estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), a taxa de desemprego no país vai ainda descer para os 6%, contra os atuais 9,9% da zona euro.

Das consecutivas decisões que o país vem tomando  desde 2008 que não há vítimas a registar, a não ser os banqueiros e políticos que levaram à crise da dívida pública.  A população compreendeu rapidamente que também tinha a sua quota parte de culpa na iminente bancarrota e preparou-se para apertar o cinto. Mas não da forma como os Estados-membros da UE o têm feito: consecutiva e sem resultados à vista.
Os islandenses tomaram iniciativas, certas, objetivas e decisivas para sua crise econômica, servindo de lição para o Resto da União Européia.

è claro que o país continua a pagar o resgate de 2,1 mil milhões do FMI mas esse valor não impede o crescimento econômico, potenciado ainda por medidas como a criação de uma comissão constituinte de cidadãos sem filiação partidária que agora é consultada em quase todas as decisões políticas e pela contínua busca e julgamento dos responsáveis pelo estalar da crise. 

Resultado: para além dos números já avançados, está previsto um crescimento de 2,7% do PIB islandês em 2013.

Fonte deste último tema:
http://www.ionline.pt/dinheiro/islandia-crescimento-economico-triplica-relacao-ue-2012


Os islandeses sabem para onde vai cada cêntimo dos seus impostos.   Não tardarão meia dúzia de anos e a Islândia retomará o seu lugar nos países mais desenvolvidos do mundo. O atual Governo Islandês não faz jogadas nas costas dos seus cidadãos.   Está a cumprir, de A a Z, com as promessas que fez ao seu povo. 

Sem dúvida nenhuma um belo exemplo!

Um comentário:

  1. Professora fiz um concurso há alguns dias atrás e por falta de atenção minha na parte de trás do cartão resposta, que por sinal era totalmente branco, eu fiz alguns cálculos de matemática, porém a parte da frente está toda perfeita, sem nenhuma risco ou rasura e nem amassado.

    Na hora eu fiquei nervoso, chamei a fiscal, ela mandou esperar e foi na coordenação, ela voltou e disse que não teria problemas, dizendo que daria problema se tivesse sido na parte da frente do cartão resposta.

    Professora o que acha dessa situação ? hehe

    To um pouco ansioso, pois a minha pontuação foi muito alta e tenho certeza que passei. Muito obrigado, cordialmente Davi Silva

    ResponderExcluir