quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Eleição presidencial nos Estados Unidos, como funciona?






Os Estados Unidos da América escolhem seu presidente a cada quatro anos. 

De modo geral, a votação é similar à que ocorre no Brasil: no dia das eleições, os eleitores vão às urnas e votam no candidato de sua escolha, de modo secreto.

Há, entretanto, duas diferenças fundamentais.

1. A primeira está na modalidade do voto, que, nos Estados Unidos, não é obrigatório.

Isso implica um tipo diferente de campanha, os candidatos precisam convencer os eleitores pouco mobilizados a participar das eleições.

2. Reside no caráter indireto das eleições americanas
Nos Estados Unidos o voto do eleitor não é creditado diretamente ao seu candidato.
Os votos dos eleitores de cada Estado (ainda que dados para candidatos específicos) servem para eleger
delegados no Colégio Eleitoral (Electoral College). São estes que representarão os eleitores de sua unidade federativa na escolha final do futuro presidente. 
Resumindo: os norte-americanos votam em um colégio eleitoral dentro de seu Estado em um representante. Os representantes estatais eleitos pela população votam no candidato presidencial. O concorrente que obtiver a maioria de indicações no total dos Estados vence a eleição. 

Centenas de pessoas participaram do último comício do presidente Barack em Iowa


No dia 07/11/2012, Barack Obama e Mitt Romney duelam pela Presidência dos Estados Unidos em uma votação apertada. Porém, o número absoluto de votos não tem tanta importância. Ao contrário do Brasil, o candidato que receber mais votos não necessariamente será o novo presidente. Dono de um sistema eleitoral indireto, os EUA escolhem o chefe de estado e governo por meio do voto de 538 delegados, divididos entre os 50 estados que o compõem. Isso significa que Obama e Romney devem conquistar o voto de mais de 270 delegados para vencer a disputa.



Resultado:

Barack Obama Reeleito com cerca de metade dos votos americanos.

Ao lado da mulher e filhas,Obama comemora reeleição


Obama venceu as eleições ao obter ao menos 303 votos no Colégio Eleitoral (eram necessários 270), contra 206 de Romney. Apesar disso, levando em conta a votação popular, a vitória foi apertada. Por volta das 8.30h desta quarta-feira (07/11/2012), o democrata tinha 50% dos votos, contra 48% do republicano, em uma diferença de pouco mais de 1,3 milhão de votos.
Ele afirmou que deseja trabalhar com líderes do Partido Democrata e também do Partido Republicano em questões como a redução do deficit, mudanças nos impostos e na melhoria das leis de imigração.
No segundo mandato, Obama vai ter de lidar novamente com um Congresso dividido, com os republicanos dominando a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) e os democratas no controle do Senado.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário