terça-feira, 16 de outubro de 2012

Curiosidades sobre o Lixo - LEIA

1. Os mais velhos resíduos foram encontrados na África do Sul e têm cerca de 140 mil anos. Esse lixo milenar – que contém ossos, carvão, fezes e restos de cerâmica – oferece informações preciosas sobre os hábitos de vida do homem antigo.


2. No ano 500 a.C., Atenas criou o primeiro lixão municipal, exigindo que os detritos fossem jogados a pelo menos 1,6 quilômetros das muralhas da cidade

3. O inventor inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810

4. Os aterros sanitários representam a maior fonte de metano produzido pelo homem. A cada ano, 7 milhões de toneladas de metano vão parar na atmosfera

5. Os americanos produzem 212 milhões de toneladas de lixo por ano, das quais 43 milhões de toneladas são restos de comida

6. Isso significa 711 quilos por habitante a cada ano

7. No Brasil, são 88 milhões de toneladas de lixo por ano, ou 470 quilos por habitante

8. Das 13.800 toneladas de lixo produzidas por dia na cidade de São Paulo, apenas 1% é reciclado

9. Curitiba é o município brasileiro que mais recicla: 20% de todos os resíduos 

10. No mundo, o Japão é um dos países que mais reciclam: 50% do lixo é reaproveitado

11. Os americanos jogam fora 50 bilhões de latas de alumínio por ano. Todas as latas desse material que foram para o lixo nos Estados Unidos nas últimas três décadas valem quase US$ 20 bilhões

12. No quesito alumínio, o Brasil vai bem: é o país que mais recicla latas. Em 2004, foram 9 bilhões de latinhas ou 96% da produção total do país

13. Em 2002, o oceanógrafo americano Charles Moore vasculhou uma área de 800 quilômetros quadrados do Oceano Pacífico e encontrou 4,5 quilos de resíduos plásticos flutuando no mar para cada meio quilo de plâncton.

                    
                            
                  OUTRAS CURIOSIDADES SOBRE O  


          


-A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista. 
Você sabia que: 

- Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 16 a 30 árvores, em média. 

- O plástico mata mais de um milhão de aves e milhares de mamíferos marinhos a cada ano, porque é ingerido, por engano, pelos animais. 

- A quantidade despejada no solo, a cada três semanas, pela troca de óleo dos carros, é cerca de 41 milhões de litros. 

- O papel pode ser reciclado somente três vezes, porque as fibras se tornam mais curtas e mais fracas a cada vez que o papel é reciclado. 

- Em apenas 1 hora, 45 Kg. de materiais sintéticos puros podem ser retirados do carro "Classe A" da Mercedes Benz e disponibilizados para o processo de reciclagem, além disso, diversos elementos do Classe A compõem-se de materiais naturais, como algodão, coco e madeira. 

- Uma mesma lata de alumínio pode ser prensada novamente inúmeras vezes não há limite . Mas, jogada no lixo, ela não se corrói nunca. 

- Carvão , petróleo e gás natural são restos de plantas e animais que ficaram presos ou enterrados debaixo da terra por milhões de anos.Eles são chamados de combustíveis fósseis. As reservas de combustíveis fósseis estão sendo usadas com tanta rapidez que estão se esgotando. 

- No Brasil, a cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, foi a primeira a implantar a coleta seletiva do lixo,visando a reciclagem de materiais. 

- A palavra Lixo, derivada do termo latim lix , significa "cinza". 

- Não há microrganismo capaz de decompor certos produtos fabricados artificialmente pelo homem,como plásticos, isopor e alguns detergentes. 

- Certas embalagens como pacotes de café ou bolacha não são utilizáveis , pois contêm produtos laminados. 

- A energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa dá para manter acesa por 4 horas, uma lâmpada de 100 watts. 

- Uma minhoca cresce até , mais ou menos, 7,5 cm e come o equivalente ao seu peso em lixo a cada 24 horas. 

- Estima-se em 90.000 toneladas diárias a quantidade de lixo produzido nas cidades brasileiras.Apenas 60% disso é Coletado. 
- Lixo médio anual de uma pessoa , 90 latas de bebidas, 2 árvores transformadas em papel,107 frascos em geral,70 latas de alimentos,45 Kg de plástico, 10 vezes seu próprio peso em refugos domésticos. 

- Chorume é o termo utilizado para se referir ao líquido escuro e turvo proveniente do armazenamento e repouso do lixo. 

- No Brasil , a cada ano,são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia. 

- São Paulo consome 360 toneladas de latas de aço (usadas para óleo de soja e conservas), apenas 35% são recicladas. 

- Apenas 1% do óleo consumido no mundo é reciclado. 

- O Brasil recicla apenas 15% do que consome em Pets, exporta pneus para reciclagem mas só reaproveita 10%, em compensação é um dos campeões mundiais de reciclagem de alumínio, são 63%. 

- Uma casa , em média, desperdiça 25% do gás, 30% da água e 42% da eletricidade que em tese está consumindo. 

- Na lavagem do automóvel,uma mangueira aberta por 30 minutos gasta entre 200 e 550 litros d'água,enquanto que 4 baldes com 10 litros cada seriam mais que suficientes para o trabalho.Uma economia de 20% a 80%. 

- Exclua incondicionalmente o isopor essa substância é altamente tóxica e prejudica a camada de ozônio porque possui CFC na sua composição que são substâncias químicas (os clorofluorcarbonos) que destroem a camada de ozônio. 


- É conveniente observarmos que antes mesmo da produção do lixo muito podemos fazer para evitar ou minimizar suas conseqüências negativas. Eliminando o desperdício e buscando consumir somente o que for necessário podemos gerar um impacto positivo bastante significativo.

Um comentário:

  1. Olá Jackie, obrigado pela visita! Educadora, para se tornar parte do projeto Educadores Multiplicadores é preciso seguir algumas regrinhas.
    Jackie, em respeito a todos os outros multiplicadores e também para que seu blog possa ser beneficiado de todas as vantagens e oportunidades de poder está sempre em evidência, as regras devem ser seguidas por todos.

    *Falta adicionar o banner ou link do blog Marquecomx e do Educadores Multiplicadores, na lateral de seu blog*.
    As normas e vantagens estão postadas neste link (é muito importante que leia o texto):

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    Faça uma visitinha e torne-se seguidora do Blog Marquecomx (é parte da parceria):

    http://www.marquecomx.com.br/

    Assim que verificamos que as regrinhas foram cumpridas, faremos a divulgação o mais rápido possível.

    Certo de sua compreensão, fiquemos na paz de Cristo Jesus, abraço e até breve!

    ResponderExcluir