sábado, 25 de agosto de 2012

Julian Assange o homem que os EUA tenta calar!

                                                                 Julian Paul Assange


Jornalista australiano e um dos nove membros do conselho consultivo do WikiLeaks, um wiki de denúncias e vazamento de informações internacional sofre perseguição por denúncias contra os EUA.

Esteve envolvido na publicações de denúncias sobre:

a) Execuções extrajudiciais no Quênia, e isso lhe garantiu o prêmio Amnesty International Media Award de 2009.

b) Publicou documentos sobre resíduos tóxicos na África

c) Sobre o  péssimo tratamento dado aos prisioneiros da Prisão de Guantánamo (EUA) na ilha de Cuba

d) Em 2010, o WikiLeaks publicou detalhes sobre o envolvimento dos Estados Unidos nas guerras do Afeganistão e Iraque.

e) Em 28 de novembro do mesmo ano, WikiLeaks e seus cinco parceiros de mídia, El País, Le Monde, Der Spiegell, The Guardiann e The New York Timess, começaram a publicar os telegramas secretos da diplomacia dos EUA.


Reconhecimento internacional:

Por seu trabalho no Wikileaks ganhou outros prêmios, como:

Sam Adams Award , Index on Censorship do The Economistt em 2008, além de ter sido considerado o "homem do ano" pelo jornal francês Le Monde em 2010.

Em 2011 foi incluído na lista da revista Times como um dos 100 mais influentes do planeta.


A Vingança:

1. Foi acusado estranhamente de estupro e abuso sexual na Suécia ( por manter relações sexuais sem camisinha onde neste país é considerado estupro) e a Interpoll o colocou em sua lista de procurados.

2. Assange perdeu a cidadaniaa sueca e está à procura de um país que o receba

3. Em 31 de maio de 2012 a corte suprema do Reino Unido anunciou sua decisão a favor da extradição de Julian Assange para a Suécia.

4. Assange teme que, tão logo chegue à Suécia, seja extraditado para os Estados Unidos (a Suécia tem um amplo acordo de extradição com os EUA) e processado por espionagem, fraude, e abuso de computadores, onde teme ser assassinado.

5.  No dia 19 de junho de 2012, Assange conseguiu entrar na Embaixada do Equador em Londres,  onde pediu (e obteve) Asilo Político, direito de receber abrigo em outro país, por se sentir perseguido.

6. No caso de extradição para os EUA, Assange enfrentará pelo menos a prisão pérpetua. Já houveram casos parecidos onde os EUA mantém estes prisioneiros nus, em isolamento, impedidos
 de dormir, sob iluminação direta e vigilância de câmeras 24 horas por dia. Trata-se do que a CIA chama de "tortura sem contato".

7. O governo Britânico também afirmou que não daria salvo-conduto ao australiano para sair da embaixada,o que pode eternizar a sua permanência no prédio - considerado território equatoriano, segundo a lei internacional. Representantes do governo equatoriano informaram que pretendiam apelar para a Corte Penal Internacional, se o Reino Unido não permitir que Julian Assange deixasse livremente o país.

Recomendo tbém como leitura sobre este assuntoo Blog abaixo onde o autor, acompanha os fatos e denúncia a verdade que possa favorecer Assange:

http://otherstreams.blogspot.com.br/2010/12/o-ultimo-texto-dinamite-pura-de-julian.html

Forte abraço, Prof. jackie



Nenhum comentário:

Postar um comentário