quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quarto tema Revista Veja para seu vestibular e Enem - Tecnologia: internet - e Exclusão Digital

Em 2011, "Viver em rede no século XXI" foi o tema da redação do Enem. A internet, ao que tudo indica, é um assunto que veio para ficar na avaliação federal e é possível que se estenda a outros exames de seleção. A utilização da ferramenta como catalisador de mobilizações sociais, como a Primavera Árabe, pode motivar questões objetivas. Para os professores, no caso do Enem, é importante ter uma visão crítica sobre tecnologia, já que o exame costuma cobrar um posicionamento claro dos candidatos.

Comentário da Prof. Jackie

Apesar da Internet ligar o mundo num simples clik, não podemos esquecer de algo muitissímo importante quando tratamos deste tema:  Exclusão digital.

"Quando o ENEM tratou deste tema para a realização da redação de 2011 "  Confesso que fiquei muito surpresa, pois esta é uma prova de caráter nacional, ou seja, o estudante do suldo país ou das grandes capitais  e o estudante do interior do Brasil, do sertão ou das áreas de florestas brasileiras, teriam que compartilhar seu conhecimento sobre o tema. Portanto fica a dúvida: Todos eles tem acesso a internet de forma igualitária? Quantos brasileiros além de não ter acesso a internet não tem o poder aquisitivo de comprar um computador? O que faz um estudante de uma área ribeirinha de Tocantins que nunca entrou numa rede social para responder sobre o limite entre o público e o privado? Quanto mais desenvolver uma redação sobre este tema. Realmente um grande equivoco por parte dos realizadores desta prova. Prof. Jackie"

Tema da redação do Enem 2011 é 'Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado'


O que é exclusão digital?

A relação entre exclusão digital e pobreza é uma realidade mundial. De acordo com o Mapa da Exclusão Digital, que analisou os dados do Censo 2000, o nível de escolaridade é ponto de importância não só na geração de renda, mas também no nível de inclusão digital dos estados brasileiros: os cinco mais incluídos são o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e os cinco mais excluídos são o Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas.
A melhora da Inclusão Digital está ocorrendo vagarosamente, uma pesquisa de 2005 do IBGE que 79% dos brasileiros nunca acessaram a Internet. Apenas 21% (32,1 milhões) entrou pelo menos uma vez na Internet. Do público que entra na Internet a grande maioria acessa via conexão discada, a banda larga ainda está pouco difundida.
A Exclusão digital atige as partes mais pobres do país, onde ainda não chegaram computadores, internet, celular etc. As pessoas que nunca viram ou usaram um computador é denominada Sem-Tela no popular. Muitas escolas já aderiram a laboratórios de informática, porém ainda há escolas nas regióes mais pobres que ainda não tem esse tipo de recurso.
Forte abraço e muito cuidado ao tratar deste tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário