sábado, 23 de junho de 2012

Unasul diz que situação no Paraguai é de 'golpe'

O secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Ali Rodriguez Araque, afirmou à BBC Brasil nesta sexta-feira que não há interesse da oposição no Paraguai de conter a crise política que o país enfrenta e afirmou que a comunidade sul-americana está diante de uma "situação de fato, de um golpe de Estado".
A Unasul avalia que não foi respeitado o devido processo legal para que Lugo pudesse se defender das acusações e que a democracia no país está ameaçada.
"O que vimos é que já há uma decisão tomada. Uma situação de fato, um golpe de Estado", afirmou Rodriguez Araque em entrevista por telefone.
 
Rompimento
 
A crise política no Paraguai se agravou após o rompimento da aliança de Lugo e Franco. A ruptura fragilizou ainda mais o presidente paraguaio, que terminou isolado e sem apoio no Parlamento.
O vice-presidente, que agora deve assumir o poder, é acusado por Lugo de ser um dos líderes do que o presidente definiu como um "golpe de Estado expresso".
Parlamentares opositores acusam Lugo de ser responsável pelas mortes de 11 camponeses e sete policiais em um confronto agrário, na última sexta-feira, em uma fazenda perto da fronteira com o Paraná. A propriedade pertence ao empresário e político paraguaio Blas Riquelme.
Ainda não há uma decisão firme da Unasul sobre se será aplicada ou não a cláusula democrática do bloco. Chamada de Carta Anti-Golpe, o regulamento prevê o bloqueio comercial e o fechamento de fronteiras no caso de ruptura constitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário