quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tudo que você deveria saber sobre Ventos...



Furacão catarina - 2004 no sul do Brasil



Como se forma o vento?

O Sol primeiro aquece a superfície da Terra.
A terra libera o calor que em contato com a atmosfera, aquece os gases do ar.
A camada de ar aquecida próxima da superfície sobe para as partes mais altas e vai esfriando.
O ar frio desce para ocupar o lugar do ar quente que subiu. O ar frio desce até a superfície da Terra se aquece e sobe, começando tudo novamente. Entendeu? è bem fácil veja o desenho abaixo:



O que é vento?

O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando diretamente relacionadas à radiação solar e aos processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica. Os diferentes tipos de ventos geralmente são classificados levando em conta três fatores: a pressão, a temperatura e a velocidade da camada de ar.

Quais tipos de ventos existem? 

Vamos limitar nossa classificação estudando os ventos de acordo com sua velocidade.
  • Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade

  • Brisa: é um vento de pouca intensidade, que geralmente não ultrapassa os 50 km/h.

  • Monção: começa no início de junho no sul da Índia. São ventos periódicos, típicos do sul e do sudeste da Ásia, que no verão sopram do mar para o continente. A monção geralmente termina em setembro, caracterizando-se por forte chuva associada a ventos.

Atenção sobre a Ásia das monções

A Ásia de Monções é uma região banhada por dois oceanos: o Índico e o Pacífico. No Oceano Índico, destaca- se o Mar da Arábia ou Mar de Omã, entre a Península Arábica e a Península do Decã, além do Golfo de Bengala, entre a Península do Decã e a Indochina. No Oceano Pacífico, ternos o Golfo do Sião e o Mar da China Meridional.
A Ásia das Monções é formada tanto por países de economia capitalista, como a Índia, Bangladesh, Indonésia etc., quanto por países que já viveram a experiência socialista, como certos países da Indochina.

Qual a relação de Moncões e poluição?

A monção é um dos sistemas de circulação atmosférica mais poderosos no planeta e este fenómeno sazonal produz-se justamente numa região muito poluída. Na Ásia, devidos às monções, as partículas poluentes são transportadas para a estratosfera e ficam a circular à volta do globo terrestre durante anos.
  • Ciclone: Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Evidencia-se quando ventos superam os 50 km/h.

  • Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 119 km/h. Os furacões são os ciclones Tropicais que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos Estados Unidos. Giram no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. Sua curva se assemelha a uma parabólica.
  • 
    Rara tempestade tropical formada entre as costas gaúcha e catarinense é batizada Anita
    
  • Observação não podemos esquecer o Furação Catarina e Anita que formaram se no sul do nosso país, sendo uma excessão da regra, em termo de formação de furacões.
veja abaixo o Efeito Fujiwhara (dança dos furacões)  em dois ciclones tropicais , o Anita (furação tropical que se formou no sudeste brasileiro e veio para o sul do Brasil e uma massa de ar frio Polar, como costumamos chamar, um Ciclone extratropical.
 
Tufão: é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático.

Tornado: é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais. Com alto poder de destruição, seus ventos atingem até 500 km/h. O tornado ocorre geralmente em zonas temperadas do hemisfério norte.
Tornado em SC Fenômeno atingiu a cidade de Tubarão
  • Vendaval: vento forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas.
  • Willy-willy: nome que os ciclones recebem na Austrália e demais países do sul da Oceania.
Folha Online, matéria “Saiba mais sobre tipos de ventos e tempestades”, Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u348086.shtml

Forte abraço Prof. Jackie
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário