sexta-feira, 29 de junho de 2012

O El Niño está de volta !!!

 Dados de monitoramento divulgados nesta quarta revelaram que a anomalia positiva de temperatura da superfície do mar na região central do Pacífico Equatorial acaba de atingir os valores característicos do fenômeno e que devem ser confirmados pelo boletim semanal da próxima segunda-feira do NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera) dos Estados Unidos.

Mapa global de anomalia de temperatura da superfície do mar registrado em 26 de junho exibe a “língua” característica de El Niño de águas mais quentes que a média estendendo-se do Pacífico Leste ao Pacífico Central na região equatorial.


Modelos climáticos analisados pela MetSul sinalizam condições Niño no decorrer do segundo semestre. A grande questão pendente é qual vai ser a intensidade do El Niño. A maioria dos modelos projeta um evento fraco, mas a MetSul não afasta um episódio de intensidade moderada, tal como se deu em 2009/2010.

A última ocorrência de El Niño foi no segundo semestre de 2009 e no início de 2010. Historicamente, o aquecimento do Pacífico traz aumento da chuva para o Rio Grande do Sul, o que se projeta para as próximas semanas e meses. Na segunda metade de 2009, o Estado foi castigado por muita chuva, enchentes e freqüentes temporais. Com o El Niño, cresce o risco dos gaúchos e catarinenses enfrentarem períodos de chuva em excesso no restante deste ano e parte de 2013.

òtimo Blog para acompanhar notícias meteorológicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário